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Guia completo de como utilizar o Canva.




Neste artigo você terá acesso a um guia completo sobre o Canva, desde o que é essa ferramenta até algumas dicas de como utilizar de maneira séria e alavancar seu negócio. Confira os tópicos presentes nesse artigo:


  • O que é o Canva e para que serve?

  • Por que utilizar essa ferramenta?

  • Como utilizar o Canva?

  • Boas práticas do design gráfico para iniciantes.


O que é o Canva e para que serve?

O Canva é uma ferramenta online e gratuita de design gráfico, que permite que o usuário crie peças para as redes sociais, infográficos, slides de apresentação e até mesmo produtos impressos como folhetos e calendários.


Qualquer pessoa pode utilizar a ferramenta e as possibilidades vão até o limite da imaginação. É muito recomendado para profissionais que querem passar mais credibilidade e não possuem tanto capital para investir em marketing digital e design gráfico.


É importante ressaltar que, apesar da ferramenta ter um grande escopo de elementos, fontes e imagens, o ideal é investir uma parte em uma agência de publicidade. O Canva é recomendado somente para peças internas, como mensagens que serão enviadas aos colaboradores.


Utilizando o Canva de forma estratégica você garante que a sua marca está sendo bem comunicada e garante que a sua marca está em boas mãos publicamente.


Por que utilizar o Canva?


A ferramenta possui uma variedade imensa de elementos e templates prontos que podem ser utilizados como base ou inspiração, além da vasta gama de fontes que estão à sua disposição.


Sabe a frase “não julgue um livro pela capa”? Pois é exatamente o que grande parte dos consumidores acabam fazendo de forma intuitiva, e existem algumas boas práticas de design para você seguir. Além disso, ao utilizar o Canva para fazer os materiais do seu negócio você passa mais credibilidade para o seu cliente ou usuário.


Vamos pensar juntos, o que faz a Coca-Cola, McDonald 's, Nike, BMW e outras grandes marcas serem reconhecidas facilmente pelo público? Seu design, sua logo e tudo o que vem junto dentro do pacote da marca, como slogan, cores e etc.


Ao utilizar o Canva você consegue manter um padrão de marca, uma constância nos seus designs e o que todo mundo mais quer: um rostinho bonitinho que representará o seu negócio. Essa é a grande vantagem de utilizar a ferramenta, mas existem alguns hacks na hora de utilizar o Canva que você pode conferir a seguir.


Como utilizar o Canva?


Como toda profissão, o design gráfico exige muito estudo e prática, por isso é importante que você saiba como utilizar os elementos presentes na ferramenta para conseguir uma constância nos seus materiais gráficos.


Para isso, fizemos um mini guia de boas práticas do design gráfico para você não começar perdido ao utilizar o Canva.


Passo 1

Acesse o site oficial do Canva e crie uma conta, o procedimento é rápido e simples.





Passo 2

Ao fazer seu login no Canva você terá acesso a um escopo grande de formatos prontos para poder editar e criar suas artes, então escolha qual tipo de arte gráfica você quer criar, como post para o feed ou story para o Instagram, uma apresentação em slide ou até mesmo editar um vídeo para o reels.






Passo 3

Escolha algum template da sua preferência e garanta que a sua marca estará bem representada, tanto pelas cores e fontes quanto pela sua logo.





Mas lembre-se: é crucial que você utilize as ferramentas da maneira correta, por isso, você pode conferir mais adiante um guia das boas práticas do design gráfico para não errar na hora de criar uma identidade para o seu negócio.


Boas práticas do design gráfico para iniciantes


Saber os fundamentos do design gráfico pode te salvar de colocar em risco a imagem (literalmente) da sua marca. São pequenas dicas que podem fazer seu negócio ser reconhecido somente pelo visual, assim como as marcas grandes, como a Channel, Netflix e Adidas.

  1. Tenha uma constância nas cores e elementos.

A cor é a primeira imagem que fica na cabeça dos seus consumidores na hora de terem lembranças, isso pode ser visto facilmente na prática, por exemplo:


  • Vermelho: Coca-Cola

  • Vermelho e amarelo: McDonald’s

  • Roxo: Nubank

  • Verde e preto: Spotify


Por isso, defina uma paleta de cores para a sua marca e anote o código da cor para utilizar sempre os mesmos tons. Através do Canva você também consegue fazer isso. Selecionando uma cor, a ferramenta de mostra um código como o exemplo da foto abaixo “#5C3036”, essa “hashtag” é o código de cor hex da sua escolha. Ao ter esse código anotado você nunca mais selecionará outra cor que apenas pareça a da sua marca, trazendo consistência para o seu negócio.





Além disso, existe um site chamado Colour Contrast Checker que te mostra uma vasta gama de opções de cores, contrastes, fontes e saturação. Através desse site você consegue ver como ficaria o contraste das cores entre o fundo da sua arte e a fonte da escrita, que é muito importante na hora da leitura e deve ser pensado na hora da escolha das cores.


Por isso, se você contrata uma agência de publicidade para fazer a comunicação externa da sua marca, alinhe com a agência para você manter a marca igual quando for enviar posts por whatsapp para seus clientes.


1. Não utilize mais do que 3 fontes.


Utilizar no máximo 3 fontes em uma arte torna o conteúdo mais fácil de ser lido, compreendido e fixado na cabeça do leitor. Se você utilizar muitas fontes o seu consumidor não irá relacionar o texto ao seu trabalho, quanto menos fonte mais associação possui ao seu negócio.


2. Pense bem na hierarquia das informações.


Um design que comunica bem uma mensagem deve ter suas informações bem estruturadas, ou seja, a ordem de prioridade deve ser seguida como uma hierarquia visual.


3. Contrate uma agência de publicidade.


A Gatto Publicità é uma uma agência especializada em redes sociais, preparada para receber o seu negócio e comunicar a sua marca para o seu público.


Nós oferecemos serviços básicos para ajudar a sua empresa a ter uma presença nas redes sociais. Além disso, você também pode contratar a gestão de redes sociais, que inclui diversos serviços extras que fazem toda a diferença no dia a dia. Nos mande uma mensagem e vamos juntos alavancar as redes sociais do seu negócio!


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