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Foto do escritorNathalia Miolo

Tudo que Você Precisa Saber sobre Gestão de Redes Sociais.

Atualmente, a comunicação digital é a grande chave-mestra para conectar empresas e consumidores. Comunicar-se é o primeiro passo para grandes mudanças na evolução de uma empresa: desenvolver autoridade, ser lembrado, fidelizar clientes e aumentar vendas.

Porém, apenas ter uma conta empresarial nas redes sociais não é o suficiente para desenvolver uma boa comunicação. É necessário planejar, manter-se ativo e conhecer seu público. Como fazer isso? É nesse momento que entra a Gestão das Redes Sociais!

A Gestão de Redes Sociais possui quatro grandes pilares: a pesquisa, o planejamento, a execução e a análise de resultados. Cada pilar possui sua responsabilidade e importância para que as redes sociais funcionem como potencializadoras de marcas e vendas.

Quando a presença de uma marca ignora ou executa deficientemente qualquer um dos pilares, os objetivos da gestão não serão alcançados ou não terão a potencialidade de resultados que deveriam ter. Ambas opções significam que o investimento não será recompensado.

Para que isso não aconteça, precisamos conhecer e executar corretamente cada movimento da gestão de redes sociais. Por isso, vamos explicar resumidamente cada pilar e os conhecimentos básicos que você precisa desenvolver em cada etapa:

· Pesquisa

A Gestão de Redes Sociais começa pela pesquisa! Antes de planejar ou construir qualquer objetivo é necessário entender sobre o mercado, o segmento que a empresa está inserida e o público de interesse. Também, ter um panorama completo de todas as possibilidades é essencial. Para começar é preciso realizar três tipos de pesquisa: de mercado,de segmento e de persona.

o Pesquisa de Mercado: Dados sobre o mercado que você está inserido: seja uma cidade,um estado ou país.

Por exemplo, se você vende apenas para uma cidade, deve entender o básico sobre como o mercado local funciona. Agora, se você vende online para todo Brasil, é preciso ter informações sobre consumo em plataformas online.

o Pesquisa de Segmento: Hora de afunilar os dados! Você já sabe como o mercado geral funciona, agora você precisa entender as peculiaridades do seu segmento:

- Qual necessidade você supre? - Qual o seu diferencial? Qual o volume de necessidade e venda do seu produto/serviço?

- Existem épocas do ano ou datas comemorativas que desenvolvem um pico de vendas? Quais?

- Existem fatores externos que podem prejudicar suas vendas? Quais?

o Pesquisa de Persona: Primeiramente, vamos entender o que é uma persona. A persona é uma imagem fictícia do seu consumidor ideal. Essa persona pode ter: nome,idade, endereço, nível educacional, poder aquisitivo, profissão,relacionamento, família, sonhos, medos, hobbies, desejos, necessidades e todo ou qualquer fator que seja determinante para que se torne o consumidor ideal da sua empresa.

Uma empresa pode vender para diversas personas diferentes, porém sempre terá sua persona principal, aquela que é necessária para sobrevivência da empresa. Mesmo assim,é possível localizar e entender quais são as principais personas para direcionar campanhas publicitárias ou reconhecer as reais necessidades dos seus consumidores. Em um nível mais aprofundado, essa separação entre a persona principal e as secundárias é feita com as denominações: business persona e buyer persona.

Empresas já existentes podem realizar uma pesquisa com os dados dos seus clientes para entender e desenvolver suas personas. Empresas novas precisam afunilar as pesquisas de mercado e segmento para encontrar as personas. Em ambos casos é necessário rever as personas regularmente para ajustar, acrescentar ou retirar informações- conforme a mudança de comportamento dos consumidores.

· Planejamento

O Planejamento Geral pode ser dividido nas seguintes partes: a empresa; análise da concorrência; persona;objetivos; e categorias de postagens. O interessante desse planejamento é sempre estar em fácil acesso, para ser relido e consultado durante o planejamento semanal/mensal.

o A empresa: o primeiro passo de todo o planejamento é ter em mãos as principais informações da empresa: nome,segmento, endereço, horários de funcionamento, diferenciais, lista de produtos ou serviços, preços de venda... Essas informações são importantes principalmente para a construção das postagens em si e para desenvolver respostas ao consumidor com mais precisão. Também, liste todos dados da presença digital atual – ou seja, anterior ao início da gestão.

- Quais redes sociais a empresa já estava inserida? - Quantas publicações mensais realizava? Quantas curtidas/seguidores em cada? - Quais categorias de postagem realizava? - A empresa possui website? Quantos acessos diários possuí? - Como esse website é alimentado? - A empresa possui Google Meu Negócio? E entre outras informações.

o Análise da Concorrência: Todas as perguntas respondidas sobre a presença digital da empresa, também precisam ser respondidas sobre os principais concorrentes. Dessa forma é possível comparar e analisar a presença digital de ambos.

o Persona: Aqui você colocará todas as personas pertencentes a empresa em ordem de importância, com o maior número possível de informações. Também, coloque nesse espaço a Brand Persona – persona que explica em detalhes os valores da empresa.Essas informações, tanto da empresa como do público, precisam ser lembradas no dia a dia, para que as campanhas digitais não só alcancem o público correto como passem a mensagem correta.

o Objetivos:Toda gestão de rede social precisa ter pelo menos um objetivo de marketing,comunicação e mídia. Esses objetivos podem ser formatos seguindo a técnica de Metas SMART: específico, mensurável, atingível, relevante e temporal. Porém não precisa ser uma regra, pois a casos que se aplica e outros não.

O objetivo de marketing é diretamente relacionado a venda, como por exemplo “vender 10 smartphones em um mês”. Já o objetivo de comunicação, está ligado ao relacionamento da marca com a persona, como por exemplo “ser reconhecida como a marca mais ecológica da cidade”. E por fim, o objetivo de mídia está conectado a uma conquista na mídia em questão – rede social, Google ou website – como por exemplo “conquistar 10 mil curtidas no perfil comercial da empresa no Instagram”.

o Categorias de Postagens: Dentro do planejamento geral, essa é a etapa mais importante! Será aqui que você irá definir todas as possibilidades de comunicação digital da sua empresa com cada persona. As postagens nas redes sociais não são apenas layouts bem trabalhados com uma frase em destaque. As postagens precisam ter um objetivo concreto, senão serão ignoradas.

Os principais tipos de publicação existentes atualmente são: informativo, educativo,interativo e anunciativo. Nessa parte do planejamento, você irá listar todos os tipos de conteúdo e quais se encaixam nessas categorias.

Também, é interessante listar todos os formatos de publicação disponíveis em cada rede social e compreender quais são aplicáveis a sua empresa. Como, por exemplo, no Facebook é possível publicar texto, imagem, vídeo, carrossel, multimídia, enquete e entre outros.

o Planejamento Detalhado: será construída cada postagem da semana/quinzena/mês. Esse planejamento fica separado do restante, e pode ser realizado de diversas maneiras: usando planilhas no Excel, programas de organização (como Trello) ou até mesmo, papel e caneta.

Mesmo existindo diversas maneiras diferentes de estruturar um planejamento detalhado, vamos ensinar uma estrutura simples e aplicável em qualquer plataforma. Exemplo demonstrativo:

Postagem: Facebook

Data/Hora de Veiculação:Dia 02 de Abril às 8h03.

Tipo de Conteúdo: Informativo

Formato da Publicação:Card Fixo

Conteúdo Principal:Afinal, o que é uma Gestão de Redes Sociais?

Entre realizar esse planejamento semanal, quinzenal ou mensal depende de como cada pessoa ou empresa se adequará ao processo.

· Execução

A Execução da Gestão de Redes Sociais inclui o desenvolvimento e a publicação da postagem na data estratégica. O desenvolvimento da postagem contém a criação do layout- imagem ou vídeo - e a idealização da redação - descrição da postagem.Ambas serão realizadas conforme o planejamento detalhado realizado anteriormente.

o Criação do Layout: Apesar de ser importante todo o cuidado estético e estratégico na criação da uma postagem, é possível utilizar recursos que facilitam a criação para gestores que não possuem conhecimento de programas de edição profissionais, como o Photoshop e Illustrator. Para isso, existem alguns sites/aplicativos que possuem funções gratuitas que podem colaborar para esse momento como o Canva, Crello ou Mojo.

Pontos importantes para serem lembrados antes de criar qualquer layout para as redes sociais:

- Utilizar as cores e tipografias que façam parte do manual da marca da empresa;

- Redigir os textos conforme atonalidade e personalidade da marca – brand persona;

- A publicação precisa ser atraente para o público de interesse e não para o Gestor da empresa. Se agradar ambos, melhor! Porém, sempre focar no consumidor.

· Análise de Resultados

A análise de resultados é primordial para qualquer Gestão de Mídias Digitais evoluírem e cumprirem os objetivos listados no planejamento. Existem diversas métricas de resultados para mídias digitais. Aumento de curtidas na página, aumento do alcance,engajamento de postagem ou na página.

Para saber qual métrica fará diferença nos seus resultados, é preciso analisar quais fazem jus aos seus objetivos de mídia! Selecionamos as principais métricas utilizadas nas redes sociais na tabela abaixo:



Principais Métricas para Redes Sociais

Métricas de Vaidade x Métricas de Resultado

Saber diferenciar as métricas de vaidade e métricas de resultado faz toda a diferença para que esses números e relatórios realmente ajudem a empresa melhorar e crescer a comunicação nas redes sociais.

Métricas de Resultado:São as métricas que realmente devem ser analisadas em uma publicação. Por exemplo, se o seu objetivo de mídia é alcançar mais pessoas, você deve analisar o crescimento de alcance da página. Se seu objetivo de mídia é levar mais pessoas para seu site, você deve analisar os cliques no link.

Métricas de Vaidade:Normalmente as métricas de vaidade estão ligadas às curtidas da publicação. Muitas vezes, os gestores de uma empresa consideram as curtidas em suas publicações mais importantes do que resultados reais. É mais valioso uma postagem não ter nenhuma curtida, mas ter despertado a curiosidade de 10 pessoas a entrarem em contato com a empresa para efetuar uma compra, do que ter 300 curtidas e não ter gerado nenhuma procura.

Lembrando que, para que qualquer gestão seja realizada, o preenchimento completo de um briefing é indispensável, mesmo que seja para a sua própria empresa! Reúna as informações principais de maneira escrita e ordenada, mesmo que seja no papel,num caderno, ou num arquivo de Word. A maneira não importa desde que você tenha tudo organizado. Isso irá auxiliá-lo na tomada de decisões e para fazer com que a sua comunicação flua.

Agora que você já sabe todo o processo de gerenciamento de redes sociais, mas não sabe por onde começar. Tudo bem, nós iremos lhe ajudar a completar todos esses passos. Vamos conversar? Deixe seu e-mail e nós entraremos em contato!

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